O espírito empreendedor do brasileiro está retratado até mesmo no mundo da ficção, na novela “Avenida Brasil”. A trama, que vem agradando a todos os públicos, aborda o cotidiano da atual classe C do país, com personagens que alcançaram a ascensão sócio-econômica por méritos próprios.
A história se passa no fictício bairro do Divino, cenário onde o enredo apresenta situações comuns no empreendedorismo. Diógenes, Monalisa e Silas são alguns dos personagens que retratam o dia a dia dos brasileiros que administram seus próprios negócios.
Diógenes é gerente de uma loja de roupas femininas. Monalisa transformou-se na “rainha da chapinha” após inventar uma fórmula de alisamento que a tornou a cabeleireira mais procurada pelas mulheres do bairro e dona de uma rede se salões – a “Monalisa Coiffeur”, com 18 unidades. E Silas é o dono do boteco que é o principal ponto de encontro do Divino.
A novela leva para a ficção uma realidade registrada nas estatísticas econômicas: a classe C é responsável por 60% dos negócios abertos no Brasil em 2012, e seu crescimento mais acelerado que as demais camadas econômicas da população faz com que hoje represente mais da metade da população no país.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios / Foto: Rede Globo