Recife é uma das capitais brasileiras que vai receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Por isso, precisa se preparar para receber turistas de todas as partes do mundo. Para atender a essa necessidade, o Senac Pernambuco planeja qualificar 54 mil trabalhadores da Região Metropolitana do Recife até 2014, oferendo cursos gratuitos de gastronomia, hotelaria, turismo, gestão, comércio, idiomas, beleza, saúde, segurança, conservação, entre outros.
O programa começou no ano passado e capacitou 12 mil pessoas. Entre elas estão trabalhadores que já estão no mercado de trabalho.
Já o Sebrae está qualificando taxistas da região do Recife em parceria com cooperativas e associações. São oferecidos cursos de inglês, espanhol, atendimento e gestão do negócio. A entidade também capacita pequenos comerciantes de mercados públicos da região.
O que Afif tem a ver com isso?
Precisa-se de pedreiro. Admite-se auxiliar de cozinha. Temos vagas. É comum encontrar esses anúncios nas cidades brasileiras. Com o boom da construção civil, o Brasil virou um verdadeiro canteiro de obras. Às vezes é preciso buscar mão de obra qualificada em outros países. Por que sobram vagas? A resposta: pouca qualificação profissional. Por isso, quando era secretário do Emprego, Afif reformulou em 2008 o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), com cursos gratuitos e focados no reforço do ensino básico. Leia mais.
Fonte: Valor Econômico