Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que em 2013 as pequenas empresas foram responsáveis por US$ 1,7 bilhão do total de US$ 242,2 bilhões em exportações no Brasil. Em 2012, o setor de serviços respondeu por 10,4% do valor das exportações brasileiras, e entre as 49,5 mil empresas que exportaram serviços no ano passado, os pequenos negócios responderam por 72% do total.
“Os principais destinos dos serviços são os EUA, a Alemanha e o Reino Unido”, diz Luís Barretto, presidente do Sebrae. “Mas os países do Mercosul continuam acenando com oportunidades, por conta de acordos comerciais, da proximidade geográfica e de semelhanças culturais no bloco.” Segundo ele, as regiões do Caribe e a Ásia surgem como novos destinos para os empreendedores. Os três maiores setores exportadores de serviços, entre os pequenos negócios são: comércio por atacado, com 20,6% de participação; atividades de consultoria em gestão empresarial (9,6%) e apoio administrativo (7,1%).
Em 2014, a expectativa é de que os resultados sejam os mesmo dos últimos três anos. Para mudar esse quadro, especialistas acreditam que a estratégia é preparar melhor os empresários para a expansão em dólares e dinamizar as políticas governamentais de incentivo à exportação. “Espera-se um crescimento da participação das empresas nas vendas externas com a simplificação dos processos de exportação e a criação do Simples Internacional”, diz Carlos Leony Fonseca da Cunha, secretário de competitividade e gestão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).
Fonte: Valor Econômico