Os planos de negócios das MPEs da América Latina vêm incluindo cada vez o mercado exportador. É o que mostra um estudo realizado pela RGX Global Export Network, a pedido da empresa de logística UPS. O levantamento aponta que a maioria dos micro e pequenos empresários latino-americanos criaram um grupo especializado dedicado à exportação ou um departamento de comércio exterior dentro de suas estruturas. A pesquisa foi feita em oito países — Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, México, Panamá e Peru — e foram ouvidas cinco empresas por nação. O principal mercado destas empresas nestes países é o norte-americano.
O foco do relatório é fornecer uma visão das melhores práticas de exportação implementadas por pequenas e médias empresas de sucesso na região, nas áreas de planejamento e inovação, produtos, canais de distribuição, promoção e comunicação, bem como precificação e financiamento.
Segundo Nadir Moreno, presidente da UPS Brasil, as empresas estão entendendo a importância de estudar os mercados, conquistar certificados de qualidade e investir em inovação, marca, comunicação e financiamento.
O estudo também mostra que o segmento aumentou as vendas em 50% de 2010 a 2013. Entre os países latino-americanos, os que mais se destacam em exportações são o México (US$ 380 milhões) e o Brasil (US$ 242 milhões).
Fonte: Brasil Econômico