Só entre 2011 e 2014 as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 84% do saldo de geração líquida de empregos no país contra 16% gerados pelas médias e grandes empresas. A informação foi divulgada durante a apresentação do levantamento sobre a adesão de novas empresas ao Simples Nacional no início dessa semana.
Segundo o ministro Guilherme Afif, as micro e pequenas empresas têm sustentado o emprego no Brasil nos últimos 10 anos, sendo responsáveis pela geração de 3.547.428 vagas entre 2011 e 2014.
Só no ano passado as MPEs foram geraram 526 mil novos empregos – um saldo acima da média – enquanto as grandes e médias cortaram 380 mil vagas e apresentaram um saldo negativo de 263.325 na criação de postos de trabalho.
“Isto deixa claro que as empresas que mais receberam incentivo foram as que mais desempregaram. E nós vamos precisar rever isso, até porque a pequena empresa tem um ativo a ser demonstrado para que ela seja incentivada ao crescimento, principalmente num momento de ajuste como esse”, disse o ministro.
[…] Fonte: Guilherme Afif […]