Inovação, planejamento, pesquisa de mercado e gestão não são restritos a grandes empresas: cada vez mais MPEs vêm adotando esses esforços para garantir a competitividade e seu lugar no mercado. A conclusão é de uma pesquisa divulgada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que analisou 1.163 empresas participantes do Prêmio para Competitividade para Micros e Pequenas Empresas (MPE Brasil).
O levantamento aponta que 80% dos microempresários investem em algum tipo de inovação e 62,6% em planejamento estratégico. Além disso, 74,3% deles medem os resultados alcançados e 57,4% fazem análise de mercado.
Para especialistas, essa conscientização possibilita mais chances para os pequenos empresários se firmarem nos negócios, reduzindo as possibilidades de fracasso decorrentes de ideias ou projetos inviáveis. As empresas que praticam algum modelo de gestão também aumentam o faturamento, o que permite o crescimento e até a conversão para média ou grande empresa.
“O empresário tem buscado empreender mais preparado, principalmente em função das exigências atuais do mercado, o aumento da competitividade e o cenário de mudanças em que o Brasil se encontra”, conclui o coordenador de projetos da FNQ, Francisco Teixeira.
Fonte: Folhaweb