A exposição de artesanato itinerante realizada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa em parceria com a Marinha do Brasil aportou em Toulon, na França, nesta quarta-feira, 20. A Mostra do Artesanato Brasileiro no Navio-Escola Brasil faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e integra a 28ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinhas, que será realizada de julho a dezembro de 2014. A viagem acontece durante o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de guarda-marinha.
A SMPE identificou nessa temporada de aprendizado uma rica oportunidade de divulgação do trabalho de artesãos do Brasil, visto que o navio terá 22 paradas que acontecerão em 18 países. Depois de Toulon o navio segue para Pieru/Grécia; Civitavecchia/Italia; Lisboa/Portugal; Londres/Inglaterra; Estocolmo/Suécia; Helsinki/Finlândia/ Hamburgo/Alemanha; Baltimore, Miami/Estados Unidos da América; Cozumel/México; e Cartagena/Colômbia.
A expectativa da Marinha do Brasil é receber cerca de 3 mil visitantes em cada um desses portos. Estes poderão apreciar as peças artesanais que estarão expostas em vitrines especialmente montadas para a ocasião.
A mostra não prevê a comercialização, porém as peças exibirão os dados do artesão e onde a mesma poderá ser encontrada para venda. Com o tema “Amazônia Azul”, a exposição faz referência às riquezas do mar brasileiro.
O Programa do Artesanato Brasileiro, coordenado pela SMPE, ajuda na geração de trabalho e renda do artesão, além de melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico. As ações possibilitam a consolidação do artesanato com o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação dos artesãos para o ingresso no mercado competitivo.