A primeira penitenciária brasileira construída e administrada pela iniciativa privada começa a receber os primeiros presos a partir desta sexta-feira (18) em Ribeirão das Neves (MG). Esta é a primeira PPP deste tipo no Brasil, a ser inaugurada no próximo dia 28.
A penitenciária foi construída por um consórcio de cinco empresas, que ficará responsável pela alimentação, saúde e educação dos 608 presos. Todos os que estiverem cumprindo pena na instituição vão trabalhar em oficinas, confeccionando calçados e móveis.
Além de duas torres de monitoramento e 300 câmeras, o investimento em segurança inclui colchões antichamas, lâmpadas de baixa voltagem e paredes sem tomadas que impedem o carregamento de celulares.
Para o especialista em segurança Rodrigo Pimentel, o investimento em novos presídios no Brasil é emergencial. “Faltam 240 mil vagas no sistema penitenciário brasileiro hoje. E a Parceria Público-Privada oferece o dinamismo e a velocidade para implementação desses investimentos. Pode ser a solução a curto prazo para a crise no sistema penitenciário no Brasil”, afirma.
Fontes: G1 e Bom Dia Brasil