Desde 1959, quando publicou a primeira tirinha, o criador da Turma da Mônica não parou mais. Os personagens de Maurício de Sousa não estão apenas nos gibis: estrelam uma gama de produtos que vai de filmes e desenhos a roupas infantis e coleiras para cachorros. Em entrevista para a Revista Conexão do Sebrae-SP, Maurício deu dicas de gestão e empreendedorismo. Para ele, além de criatividade e sensibilidade, o bom empresário precisa ser fiel aos valores que planejou para a vida e a empresa, e seguir a intuição sobre o que lhe “encanta”: “Cada pessoa tem sua particularidade, seu gosto. Se ‘maravilhou’ tal coisa, que estude aquilo, que vá fundo no prazo que pensou. Tem que se preparar para ser o melhor naquilo”, disse.
Na opinião do empresário, a gestão compartilhada nem sempre é propícia para a criação. “A maioria dos criadores gosta de criar sozinho, trancar-se em um cantinho, ficar em um momento de prospecção e ficar inventando, refletindo. No entanto, não pode inventar nada que não tenha vivido ou que não tenha conhecimento muito apurado, muito profundo”.
Veja a entrevista na íntegra na revista Conexão.
Fonte: Estadão PME