AMAPÁ – Em abril de 2013, o jovem Johnantan Leite, de 23 anos, decidiu aprender a fazer brownies para juntar dinheiro e pagar as mensalidades da faculdade de arquitetura e urbanismo. Ele tinha pouco mais de R$ 50 no bolso e uma ideia que surgiu enquanto assistia a um programa de culinária na TV. O sucesso de vendas foi tanto que Johnantan criou a marca Brownie do Joe. Em menos de um ano, ele aumentou a produção de 24 para até 300 doces por dia – feitos no ateliê construído em sua própria casa, no bairro Santa Rita, Zona Sul de Macapá.
“Quando comecei a vender para os meus colegas eu tinha apenas a intenção de pagar a minha faculdade e guardar um dinheirinho, mas aí começaram a surgir mais encomendas, até chegar ao ponto em que precisei contratar funcionários”, conta o rapaz, que trabalhava como assistente de eventos em um hotel na capital. Ele diz que recebia um salário mínimo por mês.
Um dos diferenciais do Brownie do Joe é a utilização de produtos típicos da Amazônia, o que facilitou as vendas no comércio local. Johnantan produz 12 sabores diferentes de brownie: de regionais, como cupuaçu e maracujá, a mais tradicionais, como brigadeiro e coco. Cada brownie é vendido a R$ 5.
Hoje, Johnantan prefere não revelar quanto fatura com o negócio, que atualmente conta com quatro funcionários. Ele fornece o doce para sete revendedoras em Macapá.
“Depois de um mês, eu chamei minha tia para me ajudar na produção e logo precisei de mais colaboradores. Quando percebi, já havia montado uma pequena linha de produção. Vou expandir, mas aos poucos. Comecei com quatro sabores e uma baixa produção, hoje estou bem melhor”, conta Johnantan, que pretende exercer a profissão de arquiteto após se formar e conciliar com o dia a dia do empreendimento atual.
Fonte: G1
Foto: Dyepeson Martins/G1