Inovação amplia produtividade em SE

11 de setembro de 2013
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SERGIPE – Desde os 10 anos de idade, João Batista Marques negociava, a comprar e vender bola de gude e ouricuri. Em seguida passou a ser um homem do campo, a criar pequenos animais, como galinhas, carneiro, bode e porco; plantou e negociou mandioca e sisal.A seca fez com que ele se afastasse destas atividades e fosse para Unas, no sul da Bahia, onde teve o primeiro e único emprego como colhedor de cacau. Dois anos depois retornou à terra natal, Queimadas, no Norte da Bahia. Lá instalou um bar, em seguida um armarinho e depois uma boutique de roupas. Contudo, nenhum desses negócios deu certo.João Batista passou então a ser representante de relógio de parede em Tobias Barreto, onde recebeu um convite para montar uma loja. Como havia gostado da cidade, aceitou. Ao verificar que só existiam duas lojas de calçados na cidade, ele  se decidiu por essa atividade. Foi à Feira de Santana e comprou 38 caixas de sapato, que foram vendidas rapidamente.Essa sociedade durou cinco anos, quando já tinham quatro lojas. Desfeita a sociedade, tornou-se camelô de calçados na feira durante dois anos e meio. Há 12 anos, montou uma loja com mercadorias populares compradas a prazo que deu origem ao atual negócio.Parte das sandálias que vende é de produção artesanal própria que, segundo ele, tem grandes perspectivas de crescimento de acordo com a trajetória já experimentada. A produção própria é realizada em uma das dependências da residência do empresário e em instalações terceirizadas. Com o dinheiro desse negócio, ele comprou a casa onde reside e esta a projetar a construção de instalações próprias para a empresa.Educação empreendedora

Para alavancar o negócio, o empresário dedicou-se a educação empresarial: assistiu às  palestras e feiras promovidas pelo Sebrae e ao programa Pequenas Empresas Grandes Negócios. A consultoria o instruiu a promover modificações nos produtos que fabricava,  e a aumentar o mix de produtos. O empresário também introduziu a utilização de moldes e novas ferramentas para os produtos dele.

O uso de sacolas personalizadas também foi uma inovação. O grande diferencial da empresa é a ampla variedade de produtos e de preços, com sandálias de R$1,00 a R$35,00, por exemplo. O empresário está convencido de que este é o grande diferencial do negócio dele, apoiado por uma forte exposição do que produz e negocia.

Benefícios da inovação

Com as mudanças feitas no Varejão das Sandálias, a empresa, que foi iniciada somente com comércio, deu início à fabricação. Sua produção evoluiu de dois pares por dia para 45.

Também pôde ser observado um grande aumento de produtividade, a produção própria representa 7% do total do faturamento.

Fonte: Sebrae SE

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