Agora já é possível abrir uma empresa em cinco dias úteis: foi anunciado nessa semana em São Paulo o serviço Via Rápida Empresa, programa que vai estimular a atividade empresarial e agilizar a abertura de empresas pelo Sistema Integrado de Licenciamento – SIL, criado por Afif em 2010 quando era secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de SP.
O Via Rápida oferecerá serviços de pesquisa de viabilidade, registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de atividades, fazendo com que o tempo médio de registro e legalização de empresas de pequeno risco passe a ser de até cinco dias úteis. A medida vai atender os municípios de Catanduva, Limeira, Mogi das Cruzes, Piracicaba e São Caetano do Sul – cinco municípios escolhidos para o início das operações por terem obtido bons resultados com a implantação do SIL.
Além da redução da espera, o programa vai possibilitar ao empreendedor a economia de gastos com deslocamentos, autenticações de documentos e reconhecimentos de firma, tornando o processo menos burocrático.
Outras 23 cidades já estão em processo para o recebimento do programa, e a intenção é ampliar a ação para todos os municípios gradualmente.