O antigo sistema de vendas porta-a-porta, tradicional em setores como o de livros e cosméticos, vem sendo superado gradativamente pela internet. Através das franquias, empreendedores dispõem de uma plataforma personalizada para a venda de produtos. O papel do franqueado é realizar apenas a venda, e a franqueadora se encarrega da entrega do produto ou serviço.
O modelo, que exige pouco investimento, vem sendo procurado por empreendedores que buscam um complemento de renda em uma atividade que possa ser realizada em casa, até mesmo fora do horário comercial. “A tendência é que esses negócios sejam uma renda extra. O faturamento nem sempre compensa o esforço de uma dedicação integral”, diz Ricardo Camargo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising.
A tendência é que o modelo de franquias pela internet cresça nos próximos anos. O principal desafio de quem investe nesse sistema é obter um grande volume de vendas para tornar a operação vantajosa, pois as comissões são baixas e é preciso investir em propaganda.
Fonte: Folha de S. Paulo