Notícia importante para a mobilidade no Estado de São Paulo. O Ferroanel, que vai separar os transportes de carga e de passageiros na capital paulista, vai ter 200 km de extensão e custará R$ 2 bilhões, segundo os governos federal e estadual.
Ao lado de logística e saneamento, a mobilidade é uma das três áreas prioritárias do Programa Estadual de PPPs, comandado pelo vice-governador Guilherme Afif. Ele defende a implementação de ferrovias para trocar o transporte sobre pneus pelo transporte sobre trilhos. “Esse é o caminho para se combater o caos do trânsito na Região Metropolitana de São Paulo. Com o Ferroanel, tiraremos milhões de viagens de caminhão que transitam na região com destino a Santos. Daí a urgência desse empreendimento”.
Não está definido se o projeto vai ser feito por uma Parceria Público-Privada, concessão pública ou pela regra das novas ferrovias brasileiras (o governo federal construiria e abriria a malha para o uso de vários operadores).
O primeiro trecho será construído entre Jundiaí e Itaquaquecetuba, ao lado do trecho Norte do Rodoanel, e atenderá a 90% da demanda de todo o Ferroanel.
Fonte: O Estado de S. Paulo