São Paulo é a única cidade da América Latina a integrar a lista das principais capitais culturais do mundo. A informação é do estudo World Cities Culture Report, o maior relatório do gênero já publicado.
A pesquisa elege 12 cidades em todos os continentes e mede 60 indicativos nas áreas de literatura, cinema, artes visuais, artes do espetáculo e em setores novos, como o de games. O resultado mostrou que as potências da cultura e da arte não estão mais apenas nos Estados Unidos e na Europa. Nesse cenário, a capital paulista aparece como a única representante latina.
Um exemplo da abundante oferta de opções culturais da cidade pode ser conferida até 7 de outubro no Centro Cultural Banco do Brasil: a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade” traz a São Paulo 85 obras desta corrente estética.
Segundo Afif, que conferiu a mostra no início desta semana, é uma oportunidade única para ver obras como a Ponte Japonesa e o Lago das Ninfeias, de Monet: “Até então, quadros como esse só poderiam ser vistos no Museu d´Orsay, em Paris. A exposição está muito bem montada, num dos prédios mais bonitos da capital paulista, que fica escondido no centro velho de São Paulo e, agora, passa a ser de conhecimento da população em razão do sucesso da exposição. Vieram oito Renoir, sete Monet, três Cézanne, um Degas, quatro Gauguin, um Van Gogh, três Manet, entre outros. Não perca”.