A ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor Julián, anunciou nesta segunda em São Paulo que o governo espanhol está montando um consórcio com empresas públicas e privadas para participar da licitação do trem de alta velocidade (TAV), ou trem-bala, que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O grupo será formado apenas por empresas espanholas e o edital prevê que as ofertas sejam apresentadas até 13 de agosto.
“Queremos apresentar um projeto que seja muito competitivo e sobretudo que dê soluções adequadas aos problemas do transporte no Brasil. Somos capazes de oferecer a operação completa, desde as obras civis até a tecnologia, a parte de eletrificação, segurança e controle”, afirmou a ministra.
Ana Pastor ressaltou ainda a experiência da Espanha, que tem rede com 13,9 mil km de vias férreas, dos quais 2,9 mil km são de alta velocidade, “a segunda maior do mundo, depois da China”.
A necessidade de colocar o Brasil nos trilhos é uma das bandeiras que Afif vem defendendo ao longo da sua trajetória. “Nós estamos muitos atrasados em matéria de transporte sobre trilhos. O que fizemos nos últimos anos é insuficiente porque a sociedade é mais rápida do que o poder público na busca da solução. Daí a necessidade de incorporar as práticas privadas, para dar celeridade e boa gestão a esses processos”, diz ele nesta entrevista.
Fonte: O Estado de S. Paulo