A consultoria KPMG divulgou nessa quarta-feira, 26 de setembro, o estudo “Alternativas Competitivas” com a comparação da estrutura de custos para as empresas em 14 países. Os dados mostram que o Brasil é o país emergente mais caro para negócios, em todos os setores contemplados pela pesquisa.
A análise toma como base a estrutura de custos dos Estados Unidos, levando em conta questões tributárias, trabalhistas, aluguéis e custo de capital, entre outras. Em termos de impostos e tributos, o Brasil é o 43% mais caro que os EUA, ficando em 11º lugar no ranking.
Já na análise de incentivos tributários ou impostos sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) o resultado do Brasil é ainda pior: considerando todos os custos envolvidos, o país é o sétimo mais caro, sendo o que menos oferece incentivos para P&D dentre os países pesquisados.
Ainda de acordo com o estudo, China e Índia são os países mais baratos, apresentando valores cerca de 25% menores do que nos EUA. Em seguida vêm Índia (25,3%) e México (24,53%).
Fonte: O Estado de S. Paulo