Na Espanha, o Instituto de la Empresa Familiar (IEF), ONG que representa as principais associações de grandes empresas familiares daquele país, está se dedicando a um projeto de colaboração com micro e pequenos empreendimentos locais para que estes possam estender seus negócios ao mercado exterior.
A ideia é que estas grandes empresas auxiliem, com sua experiência, as pequenas nas negociações internacionais, tanto na esfera de formação quanto no apoio logístico, comercial e tecnológico.
Aleix Pons, diretor de estudos da IEF, reconhece a importância da globalização para o futuro das empresas espanholas, e salienta que muitos pequenos negócios familiares já estão internacionalizados. Nesse caso o apoio das grandes empresas será um complemento adicional.
A entidade esclarece que o apoio não precisa ser entre empresas do mesmo setor. Como exemplo, Pons apresenta o caso de uma rede hoteleira que, depois de internacionalizada, leva como fornecedores pequenas empresas de móveis, iluminação e decoração para que também passem a trabalhar para o mercado global.
Fonte: El Diario Montanes (Espanha)