PARANÁ – Inspirados pela árvore-símbolo do Paraná, a araucária, um grupo de empresários resolveu criar uma rota turística lucrativa: o projeto “rotas do pinhão”. A iniciativa, que hoje conta com uma rede de 12 pequenos negócios do setor de turismo – hotéis, pousadas, spas, restaurantes e chácaras – já se estende por nove cidades diferentes da região metropolitana de Curitiba.
Os proprietários dos pequenos negócios formaram uma associação em 2012 e se reúnem a cada 15 dias para planejar ações conjuntas e discutir a gestão dos negócios. Todo ano eles constroem um planejamento estratégico discutindo demandas importantes. Entre os eventos criados pelos associados está um festival de lazer e gastronomia.
Um dos integrantes da rede, o empresário Edelar Comparin, tem um pesqueiro em Mandirituba, a 40 km da capital paranaense. A chácara tem mais de 300 mil metros quadrados de área e 23 lagos para criação dos peixes e pesca. O projeto “rotas do pinhão” deu ao negócio o que faltava: propaganda. Agora os clientes aparecem até quando o clima não ajuda muito. O pesqueiro foi inaugurado em 2004 e hoje recebe, em média, 630 clientes por mês.
Fonte: G1