SÃO PAULO – Em 2002, a vontade de resgatar a paixão pela música depois de trabalhar dez anos com informática e a visualização de uma oportunidade no mercado de distribuição mudaram a vida do empresário Mauricio Bussab.
“Com a redução do mercado fonográfico, é cada vez mais comum os artistas gravarem e lançarem seus discos sem a participação de uma gravadora. O que estava faltando era uma plataforma de serviços que eles pudessem fazer que não é musical. O artista, de uma maneira geral, sabe tocar música, gravar. Mas quando as cópias do disco chegam nas na casa dele, ele não sabe o que fazer”, diz Bussab. Assim, em 2005 nasceu a Tratore trabalha com música digital. Através de um site o músico pode fazer tudo: o upload das músicas e da capa do disco do próprio computador e colocar para venda no mesmo dia. E a cada venda, o artista pode ser notiifcado por e-mail.
Desde o início das operações, a Tratore distribui 3 mil discos diferentes, de 1,5 mil artistas, como Toquinho, Sepultura, Yamandú Costa, Elza Soares, A Banda Mais Bonita da Cidade e Fresno. Segundo a empresa, 35% das músicas independentes lançadas no Brasil passam pela Tratore. Atualmente, a distribuição digital para 100 lojas virtuais representa 25% do faturamento. A expectativa é atingir 50% em seis anos.
Fonte: Estadão PME