SÃO PAULO – Pioneiro no Brasil ao começar a vender cupcakes, o paulista Bruno Queiroz foi na contramão da constante “gourmetização” dos negócios e abriu uma empresa especializada em bolos caseiros. Atualmente, comanda as duas redes e ainda ajuda na expansão de outras franquias. Se a trajetória de sucesso de Queiroz é significativa por si só, a idade e o capital inicial do empreendedor fazem sua proeza ser ainda mais impressionante. Bruno Queiroz começou sua primeira com R$ 20 mil no bolso. E, aos 24 anos, vende 100 mil produtos por mês.
A trajetória profissional de Queiroz começou aos 17 anos, quando seu pai se aposentou. “Ele disse que a gente tinha que começar a trabalhar logo”, diz. Atuou por alguns anos na iniciativa privada, já estudando o mercado e pensando em empreender. Em 2009, com R$ 20 mil no bolso, apostou nos bolinhos ingleses com coberturas coloridas e abriu, em São Paulo, a primeira unidade da The Original Cupcake.
O negócio não engrenou a princípio. Mas em vez de desistir, Queiroz abriu outra unidade, em um shopping na Avenida Paulista. “Com a abertura da segunda operação, a empresa estourou. Hoje, são 30 unidades da The Original Cupcake”, afirma o empreendedor. As unidades da The Original Cupcake são quiosques. Para se tornar um franqueado, os interessados desembolsam R$ 50 mil. A rede não cobra taxa de franquia nem de publicidade.
No entanto, Queiroz diz que o mercado de cupcakes “chegou a um limite”. Por isso, formatou outra franquia, voltada para a venda de bolos caseiros. No ano passado, ele lançou a The Original Cake. “Em vez de apostar na sofisticação, resolvemos vender um produto prático e acessível e com valor agregado baixo. Podemos atingir qualquer classe social, porque ninguém precisa fazer contas para comprar o nosso bolo”, diz ele.
A primeira loja da The Original Cake começou a funcionar em outubro de 2013. Atualmente, três unidades foram abertas. O plano de Queiroz é de chegar a 30 operações até o fim deste ano.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios