RIO DE JANEIRO – A empresária paraibana Regina Tchelly é uma prova de que não é preciso ter formação acadêmica para ter ideias lucrativas e sustentáveis, mas sim vivência. A paraibana do município de Serraria concluiu o ensino médio e saiu de sua cidade natal em 2001 para trabalhar como empregada doméstica no Rio de Janeiro. Ao chegar na cidade, se espantou quando viu a quantidade de comida que era jogada fora. “Na Paraíba, a gente aproveita tudo. Aqui, eu vejo tanto alimento que não é aproveitado nas feiras livres. Fora as famílias que preparam suas refeições e jogam fora cascas e talos, tanta coisa saborosa e rica em nutrientes”.
Regina sempre quis ser diferente na hora de cozinhar e fazer comida com respeito ao alimento e aos produtores. Assim, desenvolveu a Favela Orgânica, empresa que oferece buffets com cardápios sustentáveis e oficinas em que ensina suas receitas. “Não é uma questão de reaproveitar o alimento, mas de aproveitar totalmente”, explica.
O risoto de casca de melancia, a salada de talos e o brigadeiro de casca de banana estão entre suas receitas mais famosas que já lhe renderam alguns prêmios. Em março, chefs de diferentes partes do mundo provaram as iguarias da chef sustentável em um encontro da Universidade Ciências Gastronômicas de Polenzo, na Itália. É a segunda vez que Regina visitou a Europa para mostrar seu trabalho.
Fonte: O Globo