RIO GRANDE DO SUL – Aberta há dois anos pelas sócias Kelen Nascimento e Paula Ananda, a empresa Sopa das Gurias especializou-se em um prato que faz sucesso no frio, mas perde espaço nas mesas durante os meses mais quentes. No início, as refeições eram preparadas na cozinha das sócias e vendidas por encomenda. No entanto, as vendas cresceram e a empresa inaugurou, em julho de 2014, um espaço próprio com cozinha industrial e 20 lugares. O investimento foi de R$ 30 mil.
Para driblar a sazonalidade foi a criação de um cardápio de sopas detox, com ingredientes que ajudam nas dietas. Isso evitou que a empresa precisasse suspender as atividades durante o verão.
Entre dezembro e fevereiro, a empresa vendeu de 200 a 300 sopas por dia. No verão anterior, quando não havia a linha detox, o negócio ficou fechado e só retomou as atividades em abril de 2014. De acordo com a empresária, a ideia inicial era fechar novamente nesta temporada. “O consumo de sopa cai muito no calor. Se funcionássemos só com o cardápio tradicional, teríamos prejuízo”, afirma Kelen.
As sopas são feitas com brócolis, salsão, gengibre, semente de chia, noz moscada e sal do Himalaia, que possui menor concentração de sódio. Ao todo, são oito tipos de receitas detox. As porções individuais são vendidas a R$ 16 (380 ml) ou R$ 22 (590 ml). Todas as receitas são criadas com auxílio de uma nutricionista.
Também contribuiu para o sucesso das vendas a divulgação do novo cardápio nas redes sociais. Com o ajuda de uma empresa de marketing digital, foram criados vídeos, cupons de desconto e a página no Facebook passou a ser atualizada com mais frequência. Ao longo do ano a empresa vende sopas com mais carboidratos. “A função é aquecer e dar energia”, diz Nascimento. No inverno, as vendas chegam a 500 sopas por dia, segundo a empresária. O produto é vendido na loja própria, por delivery e em três estabelecimentos comerciais na capital gaúcha. O faturamento não foi revelado.
Fonte: Economia UOL