Entre os milhões de empreendedores brasileiros, ainda são poucos aqueles que decidiram estudar antes de abrir o próprio negócio. É o que mostra um estudo divulgado pelo Global Entrepreneuship Monitor (GEM) sobre o empreendedorismo no Brasil. De acordo com a pesquisa, apenas 11,5% dos novos empresários concluíram o ensino superior – o que corresponde a 37 milhões de pessoas. Para a entidade, o problema é cultural: ainda existe no País a ideia de que não é necessário estudar para ser empreendedor. Uma realidade bem diferente da encontrada em outros países, onde a relação entre universidade e empresa é muito mais próxima do que no Brasil.
Hoje, no entanto, o empreendedorismo já é visto como opção de carreira, em parte pela falta de vantagens oferecidas pelas grandes empresas e também pela evolução dos mecanismos de apoio ao empreendedor nos últimos anos. Além disso, houve uma mudança no perfil do empreendedor: “Antes, era o cara que não tinha conseguido um emprego e abria um negócio por necessidade. De uns anos para cá, ganhamos consciência do empreendedorismo por oportunidade, com uma visão de longo prazo. Tem gente que poderia estar no mercado, com um salário mais alto, mas abdica por apostar em uma ideia”, diz Marcos Simões, diretor de operações da Endeavor, entidade que promove a cultura empreendedora no País.
Fonte: Estadão