A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2011 mostra que a população brasileira já possui 23,5 milhões de idosos. Em 1991, 7,3% da população tinha mais de 60 anos; em 2000, o número subiu para 8,6% e, em 2010, para 10,7%. Segundo o IBGE, a média da expectativa de vida brasileira em 2010 era de 73 anos, um crescimento de três anos quando comparado ao Censo de 2000.
Com isso, não apenas os hábitos de consumo da população foram afetados, mas também o perfil dos novos empreendedores: de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de pessoas na faixa etária entre 55 e 64 anos que abriram um negócio próprio cresceu 5,5% no ano passado. Dois fatores justificam esse aumento do chamado “Empreendedorismo Sênior”: a busca da realização profissional ou a necessidade financeira.
Uma das grandes vantagens do “empreendedor sênior” é que, em muitas áreas, ele pode aproveitar na nova atividade toda a bagagem de seus anos de profissão, principalmente na área de consultoria. Para que a chance de sucesso seja maior, é importante que o empreendedor foque em áreas com as quais esteja mais familiarizado.
Fonte: Terra