MATO GROSSO – A combinação de baixo investimento e lucro elevado tem feito com que muitos microempreendedores apostem na produção de bolos, doces e salgados caseiros. O bom desempenho deste segmento é alcançado com mais facilidade se estiver aliado à divulgação por redes sociais e à tradicional propaganda boca a boca. Empreendedores que investiram no setor dizem estar satisfeitos com os resultados obtidos com a expansão das encomendas, que pode ser percebida em casos de ascensão de empresas de micro ou médio portes que contribuem com a geração de emprego e renda.
Há 4 meses a publicitária Tiara Borges Vilani decidiu produzir sobremesas para vender. A atividade começou depois que ela ficou desempregada e resolveu apostar em antigo sonho de trabalhar por conta própria. O investimento inicial foi de R$ 50 e as vendas semanais giram em torno de 40 sobremesas com preço variável entre R$ 5 e R$ 35.
O lucro com as vendas chega a 200% sobre o valor dos custos. “Nossa intenção é ampliar a produção e futuramente montar uma loja para vender os doces”. Por enquanto, Tiara diz que continuará no atendimento de encomendas e em breve vai ofertar novos sabores. Ela também trabalha com delivery aos sábados, atendendo pedidos em Cuiabá e Várzea Grande. Os produtos são divulgados via Facebook e WhatsApp por meio de amigos, que segundo ela, são os grandes divulgadores dos produtos.
Já a empresária, Kátia Cilene Dias, 45, há 2 anos optou pela loja de bolos confeitados, caseiros e cupcake. A atividade que era desenvolvida aos fins de semana sem fins lucrativos, para beneficiar um grupo infantil da igreja da qual ela participa, se tornou a principal fonte de renda da empreendedora. Há 1 mês, o negócio ganhou reforço de uma van que leva 30 bolos para serem vendidos na rua. Na loja, a média de produtos comercializados chega a 70 unidades com preços que variam de R$ 12 a R$ 18 (quilo). Kátia explica que a expansão da empresa por enquanto vai se limitar à van. “Meu principal objetivo é o relacionamento com as pessoas. Gosto de conhecer meus clientes pelo nome, e isso tem estabelecido uma relação de fidelidade”.
Fonte: A Gazeta