SÃO PAULO – O empreendedor Wilson Barros, de 57 anos, está entre os sortudos empreendedores que conseguiram transformar sua paixão em uma ideia de negócio. Barros desenvolveu sua própria marca de cachaça, a WIBA!, e quer inovar a maneira como as pessoas tomam a bebida.
A ideia é que a cachaça seja degustada acompanhada de pedaços de frutas, açúcar ou sal. O consumidor mastiga levemente a fruta e, em seguida, dá pequenos goles de cachaça. “Quando comecei a estudar cachaça, queria encontrar uma maneira de me diferenciar no mercado”, explica. O design da garrafa foi inspirado nas garrafas de vodcas e a maneira de tomar, na tequila.
Filho de mineiros, Barros aprendeu a tomar cachaça com o pai. Apreciador da bebida, ele percebeu que mesmo em restaurantes da capital paulista, ofereciam uma cachaça de origem mineira. “Comecei a colocar uma ideia na minha cabeça, vou fazer uma cachaça tão boa quanto às cachaças de Minas”, relembra.
Em 2011, construiu uma fábrica na cidade Torre de Pedra, interior de São Paulo. Em setembro do ano passado, Barros deixou o emprego para se dedicar integralmente à produção.
O empreendedor explica que a experiência como executivo foi o que mais ajudou no desenvolvimento do negócio. A expectativa é que em três anos a empresa alcance um faturamento de 4 milhões de reais. Outra meta é exportar a bebida para a Europa e Estados Unidos.
Fonte: Exame