SÃO PAULO – Preparar um almoço ou um jantar especial exige dedicação. Além do cozimento, o processo, que começa no supermercado, demanda lavagem, corte dos alimentos e, posteriormente, espaço na geladeira para estocar o resto da matéria-prima ou do prato pronto. Para simplificar o trabalho, o administrador de empresas Hugo Godinho, 30 anos, criou o Cheftime, um e-commerce de kits gastronômicos. O funcionamento do serviço é assim: o cliente escolhe pelo site o prato e a quantidade de porções que deseja preparar. Então, ele faz o pagamento pelo cartão de crédito e recebe em casa, com frete grátis, todos os alimentos necessários para a receita, já na porção exata, para que não haja sobras. Atualmente, o serviço está funcionando apenas em São Paulo e nas cidades da região. Já as receitas, são todas desenvolvidas ao Cheftime por importantes chefs de cozinha da capital.
O e-commerce entrou no ar em agosto desse ano e, desde então, já vendeu mais de dois mil kits. O processo de criação da marca foi rápido. Segundo Godinho, a ideia é baseada em um conceito que já existe no exterior e foi adaptado ao Brasil. “Eu e minha equipe, de quatro pessoas, nos conhecemos em 2005 quando fizemos uma consultoria ao Disk Cook, um delivery de alimentos com atuação em São Paulo, Rio e Curitiba. Desde então, mantivemos contato e, no início desse ano, nos juntamos para montar o Cheftime”, afirma.
A marca possui dois parceiros importantes: o Buffet Charlô (SP), onde os kits são produzidos, e a Móvile, empresa que proporcionou um investimento inicial de R$ 2 milhões ao Cheftime e ainda produziu o aplicativo do serviço. “No aplicativo, o cliente tem acesso a todo o conteúdo do site. Ele assiste os vídeos dos chefes preparando os pratos disponíveis para compra e tem acesso às receitas. Mas, ainda não é possível fazer a compra do kit pelo app, sendo necessário ir até o site”, afirma. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.
O Cheftime também possui uma parceria com uma marca de vinhos e oferece, logo após o cliente escolher determinada receita, o vinho que mais combina com o prato determinado.
Os alimentos da startup são frescos e vão sendo pedidos à distribuidora conforme os pedidos dos clientes.
Para receber o kit no mesmo dia, o pedido deve ser feito até às 17h. Outra opção é programar a entrega para qualquer dia da semana com 48h de antecedência. “Em breve, vamos lançar o modelo de assinatura, onde o cliente pode receber o kit diariamente, semanalmente ou mensalmente, ou de acordo com a sua necessidade”, afirma Godinho.
O preço médio de cada kit é de R$ 60, incluindo a entrega. Para 2015, o plano do empreendedor é expandir a Cheftime para outras capitais do Brasil.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes negócios