Em palestra da Fundação Espaço Democrático do PSD em Goiânia para cerca de mil pessoas no dia 26/3, Guilherme Afif levantou a bandeira do novo pacto federativo, instrumento que divide recursos públicos e funções para os estados e municípios brasileiros.
“Hoje os governadores e prefeitos assumem integralmente serviços fundamentais para a população, como educação, saúde e segurança. Mas ficam só com 40% dos recursos públicos; 60% ficam o governo federal. Esse modelo está por um fio. A corda está arrebentando”. Segundo Afif, um novo pacto federativo iria, além de redistribuir os recursos de forma mais justa, ajudar no combate à corrupção. “Quando o dinheiro fica concentrado, não se tem fiscalização popular. Essa onda de corrupção a que assistimos no Brasil está diretamente ligada à centralização dos recursos na mão da União”.
Afif também falou sobre o papel do militante online, a Fundação Espaço Democrático (presidida por ele) e voto distrital. Citou alguns resultados de uma pesquisa encomendada pela Fundação (intitulada “O que querem os brasileiros”), como a preferência do brasileiro por ter o próprio negócio (62% dos entrevistados).
Depois da palestra, Afif almoçou com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), no Palácio das Esmeraldas (sede do governo) junto com representantes do Fórum Empresarial do Estado de Goiás – formado por presidentes de Associações Comerciais. À tarde, Afif visitou a Organização Jaime Câmara (afiliada TV Globo).