Em reunião com investidores estrangeiros em Londres nesta segunda-feira (28), Afif apresentou os projetos de parcerias público-privadas do governo estadual com foco na mobilidade urbana em São Paulo. As obras somam US$ 24 bilhões. “Sinalizamos que estamos abertos à formação de grandes consórcios internacionais”, disse Afif.
“Quando o primeiro-ministro britânico David Cameron esteve em visita ao Brasil, falou das grandes dificuldades em investir no país. E eu disse a ele que isto seria solucionado. Assim, marquei o road show para levar uma proposta de solução. O Brasil sempre foi um país muito fechado para fora. Não arriscamos uma presença internacional mais séria. E de repente o mundo nos descobriu e nos olha. São Paulo leva uma grande vantagem pois é um cumpridor de contratos. Foi assim que construímos nossa malha rodoviária: cumprindo todos os contratos. Ter crédito é fundamental. E nós temos crédito. Por isso estamos aqui.”
Afif disse que espera que a vinda de investidores traga também a captação de profissionais qualificados que estão em falta no Brasil: “Que eles não venham isoladamente, mas que tragam projetos e investidores que vão trazer seus engenheiros. Isso será bom para suprir nossas deficiências e ao mesmo tempo treinar nossos profissionais”, declarou.
O principal projeto do governo paulista é o trem regional, com uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital. O objetivo deste projeto é retirar carros das grandes rodovias que chegam à cidade de São Paulo. No total, os projetos apresentados foram: Metrô Linha 6-Laranja; Metrô Linha 18- Bronze (Monotrilho); Metrô Linha 20-Rosa; rede de Trens Intercidades (Regionais); construção, operação e manutenção de três complexos prisionais; construção, manutenção e operação dos serviços de apoio não médicos (administrativos) de quatro novos hospitais; aula interativa (instalação e manutenção de lousas digitais e computadores) e pátio veicular integral (implantação e operação da logística para remoção, guarda e reciclagem de veículos).
Fonte: Estadão