BAHIA – A empresária Suca Moreira é especialista em produzir garrafas e caixas artesanais decorativas. Integrante do movimento que trabalha para transformar o bairro do Pontal, em Ilhéus, no primeiro Bairro Criativo do interior do estado, ela começou a pintar telas há mais de 20 anos. “Sempre achei que me identificava somente com a pintura em tela. Mas, uma certa época, resolvi diversificar e fiz uma exposição intitulada ´Lugares e Objetos´, onde expus telas e cerâmicas pintadas e texturizadas. Foi um sucesso”, lembra.
Mesmo após enfrentar um câncer, Suca não desanimou e, vencida a luta contra a doença, o amor pela arte foi retomado. “Lembro o dia que tive alta médica. Sentei em frente ao meu cavalete com uma tela branca e só parei quando a obra estava concluída. De lá pra cá, pratico Arteterapia e ampliei minhas técnicas, pesquisando e agregando mais produtos artísticos ao meu trabalho”.
Hoje, além de telas, garrafas recicladas, produtos de MDF, caixas e outros objetos de decoração, ela faz pátina em móveis e ministra cursos de Arteterapia para alunos e professores da rede pública. Para profissionalizar a sua atividade, tornou-se Microempreendedora Individual (MEI) em março de 2012 e transformou o seu talento em um bom negócio. Na mais recente edição do Aleluia Ilhéus Festival, realizada durante a Semana Santa, e na 3ª edição da Feira Criativa do Pontal, ocorrida nos dias 10 e 11 de maio, suas vendas chamaram a atenção. “O interessante está nas alternativas que estes eventos podem proporcionar ao artesanato local. No Aleluia, vendi mais as garrafas. Já no final de semana, talvez estimulado pelas comemorações do Dia das Mães, as caixas foram um sucesso, uma atração à parte”, comemora.
Fonte: Bahia Online