Na segunda metade de 2013 o Brasil passa a fazer parte dos países que incluem o ensino do empreendedorismo nos colégios. O programa Pronatec Empreendedor, iniciativa conjunta do Sebrae com o MEC, leva noções de empreendedorismo a estudantes de 15 cursos da rede pública de ensino técnico com a inclusão do tema entre as disciplinas, em caráter obrigatório.
O Pronatec Empreendedor é inspirado no sistema de 31 países europeus que inserem a educação empreendedora ao conteúdo das escolas técnicas. Em Liechtenstein e na Noruega, além da Lituânia e da Romênia, as capacidades práticas do empreendedorismo são especificamente referidas. No Brasil, o Pronatec Empreendedor deve englobar cerca de 1,5 milhão de estudantes de todo o país.
Entre as principais competências a serem desenvolvidas pelos alunos durante o curso estão: compreender o mercado de trabalho e o mundo do trabalho para o desenvolvimento do seu projeto de vida; Identificar os tipos de empreendedorismo e suas características; reconhecer a importância do desenvolvimento de atitudes empreendedoras para o seu projeto de vida; e desenvolver um plano de vida e carreira.
Fonte: Exame