RIO DE JANEIRO – Uma estratégia no Facebook ajudou o empresário André Luiz da Silva Martins, dono da lanchonete Mega Lanche’s na favela da Rocinha, a divulgar o negócio próprio. Segundo ele, a lanchonete pequena passava despercebida pela clientela. Sem muito dinheiro para fazer anúncios, ele optou por criar um perfil para a empresa na rede social. “No início, só minha esposa curtia a página”, afirma. Com as vendas baixas, ele resolveu aceitar pedidos dos clientes pelo “inbox” (mensagens particulares) do Facebook. A estratégia deu certo e as entregas aumentaram 70%.
Para aumentar o número de seguidores, Martins passou a fazer publicações bem-humoradas de seus produtos. Com o número crescente de fãs, alguns clientes aproveitavam a presença online da empresa para fazer seus pedidos. A partir daí, o empresário adotou o delivery, com pedidos feitos pelo Facebook.
“Eu tenho telefone, mas ele quase não toca. A maioria dos pedidos vem pelo Facebook e tenho uma funcionária exclusivamente para atender pela internet”, declara. Em média, Martins afirma fazer 80 entregas por dia.
O número de pessoas atendidas no balcão também melhorou com a divulgação do negócio. Segundo o empresário, cerca de 200 pessoas são atendidas por dia, número que dobra no verão.
Martins diz, ainda, que conquistou uma clientela estrangeira ao colocar a bandeira de seis países (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Israel e Itália) na fachada da loja com a mensagem “bem-vindos” nos respectivos idiomas.
“Fiz uma pesquisa e percebi que a maioria dos turistas que visitava a Rocinha vinha desses países. Antes, eles passavam pela lanchonete e nem a notavam. Agora, atendo de 30 a cem estrangeiros diariamente no verão”, declara.
Fonte: UOL Economia