O curso de Formação Política do Espaço Democrático – que será disponibilizado via internet a interessados de todo o País – já está recebendo os últimos retoques e será lançado, em caráter nacional, em abril.
Nesta segunda-feira, 10, o presidente do PSD, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, e o presidente da fundação Espaço Democrático, ministro da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif, participaram de reunião, na sede da Micropower – empresa encarregada da produção – para uma apresentação dos Módulo I e II do curso.
“As aulas estão realmente muito interessantes, o curso tem tudo para fazer muito sucesso”, disse Kassab. Para Afif, a qualidade do conteúdo e dos recursos audiovisuais utilizados vão valorizar ainda mais essa iniciativa pioneira do PSD.
Aberto a todos os interessados, o curso já tem mais de 1.500 inscritos, utiliza modernas técnicas de ensino à distância e está estruturado em três grandes módulos: o primeiro sobre política em geral, o segundo sobre a política brasileira e o terceiro sobre o PSD.
Gratuitas, as aulas se destacarão pelo formato original, transmitindo conhecimentos por meio de personagens avatares, em ambiente virtual. Toda a gestão do processo de aprendizagem será automatizada e, ao final, os participantes receberão um certificado de conclusão.
De acordo com o presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, o objetivo do curso é aperfeiçoar os quadros do partido com o conhecimento sobre política. “O ensino à distância é a ferramenta mais moderna para transmissão do conhecimento e estamos orgulhosos de ser pioneiros nessa matéria”, afirma.
Para o cientista político Rubens Figueiredo, do Espaço Democrático, quem domina os principais conceitos da atividade política pode cobrar mais das autoridades e contribuir efetivamente para tornar melhor o mundo que está à sua volta. “Essa é a nossa intenção; trazer a política para o mundo real de uma maneira agradável e dinâmica, oferecendo a todos uma oportunidade de se tornar um cidadão melhor”.
O coordenador do Núcleo de Formação do Espaço Democrático, cientista político Rogério Schmitt, explica que o curso será bastante inovador, sendo realizado em um ambiente no qual o participante, com dois ou três cliques, tem acesso a todo o conteúdo, interagindo com personagens virtuais e com uma dinâmica totalmente diferente das salas de aula.
No vídeo abaixo, Afif fala sobre os cursos: