Desde que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi promulgada, a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais avançou exponencialmente. O percentual de micro e pequenas empresas que participam das licitações do governo federal cresceu 54% de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período de 2012. Um resultado superior aos das empresas de médio e grande porte que foi de 17%.
Segundo a Lei Geral, a participação de micro e pequenas empresas em licitações de até R$ 80 mil é obrigatória. Por isso, e também para incentivar ainda mais os negócios entre MPEs e o governo, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa está promovendo até esta quinta-feira, 31, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão o VI Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais – Fomenta Nacional, em Olinda (PE).
O objetivo do evento é aproximar compradores e fornecedores. Os micro e pequenos empresários podem obter informações sobre como participar de uma licitação e quais os produtos mais comprados pelos órgãos federais. Já as instituições como Exército, Banco do Brasil e Correios, entre outros, poderão conhecer novos fornecedores e as ofertas existentes.
É a primeira vez que o Fomenta é realizado no Nordeste. Segundo o Ministério do Planejamento, as MPEs dessa região estão em terceiro lugar na participação em licitações, com 20%. Em primeiro lugar está o Sul, com 28%, seguido pelo Sudeste, com 22%.
Fonte: Sebrae