Comissão aprova projeto que altera o Simples

11 de dezembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na noite de hoje (11) o Projeto de Lei Parlamentar (PLP 221) que vai permitir a inserção de quase meio milhão de micro e pequenas empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano no Supersimples e uma redução média de 40% em sua carga tributária. A medida, que segue agora para o plenário da Câmara, deverá ser votada no primeiro semestre do próximo ano.
O texto substituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06) com o objetivo de aumentar o acesso ao Simples Nacional e desburocratizar o funcionamento do sistema simplificado de pagamento de impostos das micros e pequenas empresas.

Para o ministro da secretaria Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, a aprovação marca a vitória da primeira batalha. “Dependemos fortemente do Congresso Nacional. Ele não é um simples coadjuvante. Ele é o protagonista desse processo. É agora que a briga vai começar”, destacou.

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, ressaltou a importância desse passo significativo para o fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras. “Continuo esperançoso que o Parlamento continuará a ajudar este segmento tão importante”, avaliou

Com a aprovação da medida, clínicas médicas, consultórios de dentistas, escritórios de advocacia, pequenas imobiliárias e mais de 200 outras atividades com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, até então enquadradas no regime de lucro presumido, passarão a ter o direito a aderir ao Supersimples.

Com a universalização do regime, são esperadas não somente a redução do número de empreendimentos informais como também o aumento do volume de empregos nos pequenos negócios. “O grande interesse do governo é dinamizar a economia, e poucos projetos, neste momento, teriam um efeito tão imediato quanto este”, avaliou o ministro da Micro e Pequena Empresa.

A aprovação ocorreu no mesmo dia do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, presidida pela Secretaria, na Câmara dos Deputados, que contou com o apoio de diversos parlamentares. No momento da votação na Comissão, Afif convidou todos os presentes para irem aprovar o Projeto.

1 comentário para “Comissão aprova projeto que altera o Simples”

  1. Idelberto Pereira Diniz disse:

    SOU REPRESENTANTE COMERCIAL DA TAMBASA ATACADISTA, COM SEDE EM CONTAGEM, MINAS GERAIS.

    PARA ACEITAR ESTA REPRESENTAÇÃO TIVE QUE ABRIR UMA EMPRESA ARCANDO COM TODOS OS CUSTOS, ALÉM DE COMPRAR FERRAMENTAS , COMPUTADOR, ETC.
    SOU UM TRABALHADOR SOLITÁRIO VISITANDO CLIENTES NO RAIO DE ATE 150 KM POR DIA, TENDO QUE TRABALHAR ATE 12 HORAS DIARIAMENTE, PAGANDO TODAS AS DESPESAS DE RUA , COMO:PEDAGIO, COMBUSTÍVEL, ALIMENTAÇÃO E OUTROS,. GANHO BRUTO 3500,00(TRES MIL E QUINHENTOS REAIS). DESSE VALOR TENHO QUE PAGAR OS IMPOSTOS, ISS, PIS, COFINS E MAIS O CONTADOR. ESTOU HÁ 40 ANOS SEM FERIAS. TUDO ISSO PARA NÃO DEIXAR MINHA FAMÍLIA PASSAR FOME. ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DESSE PAIS? SE E QUE TEM JUSTIÇA.

    O SIMPLES NACIONAL ALIVIARIA UM POUCO ESSA CARGA TRIBUTARIA INJUSTA E DESUMANA.
    ATT,
    IDELBERTO PEREIRA DINIZ(DUQUE DE CAXIAS RJ)

Deixe um comentário!