As micro e pequenas empresas de São Paulo registraram receita total de R$ 45,3 bilhões em julho, sendo que o comércio foi o setor responsável pelo crescimento de 1,2% registrado no mês. É o que mostra a pesquisa Indicadores Sebrae-SP, divulgada nesta terça-feira, 10. O número representa um total de R$ 524 milhões a mais do que no mesmo período do ano passado de 2012.
O estudo mostra que o comércio cresceu 5% na comparação com julho de 2012. Já o setor de serviços registrou um recuo de 0,7% e a indústria, de 6,2%. “O desempenho negativo da indústria tem explicação nos problemas de competitividade que o setor tem enfrentado; já o fraco resultado dos serviços pode ser atribuído ao crescimento menor da renda e do emprego nos últimos meses. Além disso, na análise dos serviços temos de considerar a base forte de comparação registrada durante vários meses”, afirmou, em nota, o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
No ano, as micro e pequenas empresas apresentaram uma desaceleração no ritmo de crescimento. Enquanto a alta foi de 3,2% de janeiro a julho em comparação com igual período de 2012, o indicador de janeiro e julho de 2012 foi 7,2% maior que o mesmo período de 2011.
O destaque na divisão por regiões foi o interior, com alta de 5,4%, e o Grande ABC, com um aumento de 4,7%. Já a cidade de São Paulo e a Região Metropolitana apresentaram quedas de faturamento de 3,7% e 2,9%, respectivamente.
Fonte: Estado de S. Paulo