ALAGOAS – Um grupo de prestadores de serviço da orla está participando das Oficinas do Sebrae Microempreendedor Individual (SEI), oferecidas pelo Programa Economia da Praia, até o dia 23 de outubro. A iniciativa é voltada para a formalização, profissionalização e capacitação de trabalhadores. O objetivo é melhorar o desempenho econômico e sustentável dos comerciantes da orla de Maceió.
As oficinas são desenvolvidas pela Capacitação Empresarial do Sebrae em Alagoas, e divididas nos temas SEI Vender, SEI Planejar, SEI Empreender, SEI Controlar meu Dinheiro, SEI Comprar e SEI Unir Forças para Melhorar. Em média, 15 pessoas formam a equipe atendida pelo programa. A turma é composta por vendedores de acarajé, água de coco, refrigerante, alugadores de cadeiras de praia, entre outros, que oferecem seus produtos e serviços na praia da Pajuçara.
Os participantes recebem consultorias em design, pela unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia, que possibilitam a criação de uma logomarca unificada e um kit composto por boné, camisa e avental para padronizar os prestadores de serviço. Ainda dentro do Economia da Praia, os comerciantes são orientados sobre a Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) e redução de desperdício. Ambas as consultorias têm foco na sustentabilidade.
Cristiane Libardi, analista de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae em Alagoas, afirma que os prestadores de serviço demonstram muito interesse nas capacitações. “Acredito que o programa proporcionará a melhoria do negócio de cada um e isso contribui nos resultados para o desenvolvimento do estado, já que atinge diretamente o turismo e a economia”.
O programa Economia na Praia foi idealizado para formalizar os comerciantes que prestam serviço na orla da capital alagoana. O objetivo é fazer com que toda a região do litoral, inicialmente na capital, seja formalizada e capacitada com cursos, oficinas e palestras, a fim de melhorar o setor turístico e preparar os microempreendedores individuais para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Fonte: Sebrae