Cresce número de MEIs que trabalham em casa

16 de dezembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Cerca de 1,7 milhão de Microempreendedores Individuais opta por manter o empreendimento no próprio domicílio. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional sobre os 3,5 milhões de cadastrados como MEI. De acordo com o levantamento, o setor de artesanato se destaca na quantidade de empreendedores que trabalham de casa -77% dos MEIs desse setor fazem isso.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, a escolha por trabalhar na própria residência é motivada por questões econômicas, como a redução de custos com aluguel, transporte e alimentação, mas também para evitar o trânsito das grandes cidades. Cada município possui regras diferentes sobre o funcionamento de negócios em áreas residenciais, por isso Barretto recomenda que essa informação seja averiguada antes de começar um negócio.

A empresária Giselle Gonçalves optou por transformar a sala de casa em escritório. Ela conta que tomou a decisão de trabalhar na própria residência para ficar mais perto da filha, que tinha três anos quando ela decidiu empreender: “Trabalhava com logística e tinha muito pouco tempo para ficar com ela”.

É importante lembrar que para manter a empresa em casa é preciso também levar em conta alguns fatores, como organização, controle das tarefas diárias, responsabilidade e disciplina para evitar que a rotina doméstica interfira na produtividade. “Trabalhar em casa não tem nada a ver com fazer o que dá na telha. Na verdade, exige muito mais organização e responsabilidade”, diz o empresário Carlos Alberto Júlio, administrador e palestrante.

Veja abaixo um infográfico sobre o que fazer para evitar as armadilhas do lar.

armadilhas

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário!