Em palestra da Fundação Espaço Democrático do PSD para 700 pessoas em Teresina na última sexta-feira (18/5), Guilherme Afif falou sobre a forma como o partido vai elaborar suas propostas. “Vamos elaborar um programa de governo não nos gabinetes, mas juntamente com a base e com a ajuda da moderna tecnologia, das redes sociais – que serão um grande instrumento”.
Realizado no auditório do SENAC, o encontro foi o sexto no Brasil e também marcou a primeira reunião do PSD no Estado do Piauí. “Continuamos nossa empreitada do Espaço Democrático, desta vez aqui em Teresina. Como é bom percorrer o Brasil! Já fiz isso em 1989. Vim para o Piauí nesta época. O Estado é solução para o país. Tem as maiores reservas subterrâneas de água do mundo! Vocês têm essa fortuna, que é a água”.
Presidente da Fundação, Afif também abordou temas como distribuição dos recursos públicos e impostos. “A melhor distribuição de impostos é uma das grandes bandeiras do PSD. Hoje nós pagamos muito impostos. Mas o que pagamos não retorna em termos de serviços, educação, saúde, segurança. Quem faz isso são o estado e o município, que não ficam com os recursos. Quem fica é a união. Nosso lema é: o município está tão perto dos problemas, mas tão longe dos recursos”.
No mesmo dia, à tarde, Afif conheceu as sedes do PSD de Teresina e da cidade de Timon (Maranhão), após atravessar o rio Parnaíba (que separa os dois municípios). “Estamos testemunhando o nascer de um novo tempo. Estou vendo aqui várias gerações unidas e uma forte presença da juventude. Começamos com muita energia. Aqui vocês têm um projeto para sua comunidade, sua cidade. A visita de Afif marcou a inauguração da sede do PSD Timon – que estava lotada de militantes e simpatizantes.