Com a presença de mais de 2 mil pessoas, aconteceu na noite desta quinta-feira, 10, em Brasília, a abertura do Forum Nacional do Comércio, realizado pelo Movimento Lojista. O evento discute os grandes gargalos, projetos e iniciativas do comércio no Brasil, e a previsão do cenário para o setor nos próximos anos.
O ministro Afif, que representou a presidente Dilma Rousseff, abriu o evento destacando a força do movimento lojista e a importância da participação dos empresários do comércio na luta pela simplificação do Simples:
“Foi a ação espontânea dos lojistas de todo o país que me deu uma posição de destaque no pleito de 89, quando nós lançamos a bandeira dos pequenos na campanha para a Presidência da República. De lá para cá fomos ganhando adeptos em nossa luta porque começou-se a enxergar a importância econômica e social dos pequenos no desenvolvimento do País. Agora, depois de muitas conquistas como o Simples Nacional e o MEI, temos o Ministério da Micro e Pequena Empresa. E é na condição de primeiro ministro da SMPE que trago a vocês a mensagem de que agora precisamos estar mais unidos do que nunca na luta pelo projeto de lei que visa simplificar o Simples. Temos certeza do papel do ministério nessa luta porque hoje somos 7 milhões de CNPJs no Brasil. Destes, 95% são micro e pequenas empresas. E dentro do movimento lojista 85% das empresas são MPEs. Qualquer ação facilitadora para que estes pequenos negócios possam progredir significará mais novos empregos. Por isso hoje temos que incentivar, e não punir, o crescimento.”
Foto: Fernando Bond/Adjori