De vendedor de linguiças a dono de agência de design
20 de março de 2014SANTA CATARINA – A trajetória do empreendedor Marcos Sebben se deu numa lógica meio invertida: foi só ao entrar na faculdade que ele descobriu sua vocação. Marcos começou ainda criança, vendendo linguiças e sorvetes no açougue dos avós. Hoje, dono de uma agência de design de sucesso, Marcelo se orgulha de ter colocado Joinville no cenário nacional desta área.
Salários aumentam nas MPEs paraibanas
19 de março de 2014PARAÍBA – Em dez anos, a remuneração dos empregados formais das micro e pequenas empresas paraibanas subiu de R$ 640 para R$ 929. Isso significa um aumento de 45% no valor dos salários, ou seja, um crescimento real de 3,8% ao ano. Os dados são referentes ao período entre 2002 e 2012 e fazem parte de um estudo do Sebrae, em parceria com o Dieese.
Encontro debate importância das MPEs
18 de março de 2014DISTRITO FEDERAL – Brasília recebe nesta quarta e quinta-feira (18 e 19 de março) o Encontro Nacional de Municípios. O objetivo do evento é discutir a agenda das cidades brasileiras para 2014 e o aprimoramento da relação entre municípios, estados e União. O encontro é promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e também vai debater a importância das MPEs no desenvolvimento das cidades brasileiras.
Escola gratuita forma empreendedores
17 de março de 2014SÃO PAULO – Foi inaugurada nesta semana a primeira escola gratuita de empreendedorismo do Brasil. Em parceria com o Centro Paula Souza, escolas técnicas e FATECs, o Senac lançou essa iniciativa para formar e capacitar futuros e atuais empreendedores por meio do ensino técnico e tecnológico. Além da escola-sede, o projeto prevê a implementação de uma rede profissionalizante em todo o Estado e um sistema de ensino a distância.
Jovem fatura com doces na janela de casa
14 de março de 2014SÃO PAULO – Trabalhar da janela de casa e faturar com isso. Essa foi a oportunidade que a artista plástica e figurinista Iara Battoni abraçou ao abrir a “Janela da Namoradeira” e vender doces para turistas e moradores. Quando abriu a microempresa em 2012, a ideia de Iara era apenas ter uma renda extra, mas o sucesso foi tanto que a jovem buscou a formalização o aperfeiçoamento para entender melhor a dinâmica de ter uma empresa.