BRASIL – Um dos principais eixos da 7ª Semana do MEI, que acontece simultaneamente de 13 a 18 de abril em todas as capitais do Brasil e algumas cidades do interior, é a capacitação com a realização de oficinas práticas que contribuem para a melhoria da gestão da empresa.
A ação é coordenada pela Unidade de Atendimento Individual do Sebrae e tem parceria com outras áreas da Instituição como Políticas Públicas, Inovação e Tecnologia, Capacitação Empresarial, Comércio, Indústria, Serviços, Mercado, Finanças e Comunicação e Marketing.
“Com mais de cinco milhões de microempreendedores individuais formalizados e com a inserção de mais de um milhão de novos MEI por ano, a qualificação é o fator que vai fazer a diferença no desempenho dos negócios, ainda mais em um ano de muitos desafios econômicos”, ressalta Celso Silveira (analista da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae), um dos organizadores do projeto.
Desde 2010, a Semana já realizou mais de 500 mil atendimentos e mais de 80 mil capacitações por meio das oficinas SEI. Dentre as ações desenvolvidas está o apoio, por meio da área de Políticas Públicas, de parceiros institucionais para o esclarecimento de dúvidas e a aplicação de palestras.
Dentre eles, estão o Corpo de Bombeiros com dicas para a prevenção de acidentes no dia a dia, a Anvisa com a divulgação de boas práticas de alimentação, o Sesi com a captação de turmas para o Programa Comida de Rua, a Previdência Social, a Receita Federal e os órgãos de contabilidade com postos presenciais para ajudar o MEI a se regularizar, além de programas nacionais do Sebrae, como Negócio a Negócio e Sebraetec, que pela primeira vez integra o atendimento ao MEI.
Novidade
Neste ano, será lançado na abertura da Semana, no dia 13 de abril, no Sebrae-SP, um aplicativo móvel inédito para o MEI, o qipu. Produzido de uma parceria do Sebrae com o Buscapé, o projeto vai contribuir para a organização da vida profissional do MEI e estará disponível em plataformas como Google, Apple e Windows.
Nele, o MEI poderá lançar suas receitas e despesas e ter um controle diário das movimentações financeiras. “É um marco histórico no controle de gestão dos MEI em um ambiente móvel”, destaca o analista.
Veja mais detalhes da programação das Unidades do Sebrae
- Sebrae em Alagoas
- Sebrae no Amapá
- Sebrae em Amazonas
- Sebrae no Distrito Federal
- Sebrae no Espírito Santo
- Sebrae no Mato Grosso
- Sebrae no Mato Grosso do Sul
- Sebrae em Minas Gerais
- Sebrae na Paraíba
- Sebrae no Paraná
- Sebrae em Pernambuco
- Sebrae no Rio de Janeiro
- Sebrae no Rio Grande do Norte
- Sebrae em Rondônia
- Sebrae em Santa Catarina
- Sebrae em São Paulo
- Sebrae no Tocantins
Fonte: Sebrae Nacional