Pesquisa inédita do Sebrae mostra que o acesso à internet é uma prática para a quase totalidade dos micro e pequenos empresários brasileiros. De acordo com o levantamento, 92% deles usam a internet. Quando comparado ao acesso feito pelo conjunto da população brasileira, os empreendedores se mostram bem mais conectados: segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), 59% dos brasileiros utilizam a rede global de computadores.
Os principais motivos que levam os donos de micro e pequenas empresas a utilizarem a rede mundial de computadores são o uso do e-mail, a pesquisa de preços e de fornecedores, serviços financeiros e compras de insumos. Os empresários que acessam a internet gastam, em média, 20 horas semanais para assuntos ligados ao negócio e 12 horas para outras finalidades.
O uso da internet também é considerado um importante canal de capacitação. De acordo com a pesquisa, do total de empresários entrevistados, quase metade deles têm interesse em fazer cursos pela internet. Em média, eles dispõem de cinco horas por semana para essa finalidade. Além disso, para 65% dos empresários que usam internet é alta a importância desse canal para o bom desempenho do negócio.
Fonte: Exame