O objetivo do MEI (Microempreendedor Individual), um dos principais projetos de Guilherme Afif, está sendo atingido. Cada vez mais gente sai da informalidade aderindo ao MEI. E esse novo mecanismo ganha destaque no mercado. Somente nos primeiros três meses de 2012, das 133 mil empresas abertas no Estado de São Paulo, 64% são MEIs. A informação é do Sebrae e da Junta Comercial de São Paulo.
A lei que implantou o Microempreendedor Individual foi criada em 2008 e passou a valer em 2009. Desde então, meio milhão de pessoas no Estado se tornaram MEIs. Lembrando que a formalização é simplificada, feita pela internet.
“A meta é legalizar um milhão de pessoas por ano nos próximos 10 anos. É uma proposta audaciosa, mas absolutamente factível. E eu me sinto feliz por ter ajudado a colocar em prática essa ideia”, afirma Guilherme Afif.
São milhares de comerciantes, manicures, borracheiros – entre muitas outras categorias – que passam a ser formais e a ser, também, donos de seus próprios negócios. E eles podem pensar longe: uma vez regularizados, conseguem pegar empréstimos e incrementar suas atividades. Além, é claro, de receber benefícios da Previdência Social, como auxílio-doença e licença-maternidade. Veem, assim, sua vida mudar para melhor.
Leia mais sobre esse projeto de Afif
Fonte: O Estado de S. Paulo
Serviço: Portal do Empreendedor