O Facebook quer estimular o empreendedorismo brasileiro e ajudar a formar uma base de potenciais futuros anunciantes para sua plataforma. Das mais de seis milhões de pequenas empresas no Brasil, dois milhões já têm páginas na rede social.
Para ampliar esse número, a empresa lançou nesta quarta-feira, 12, o “Facebook para Empreendedores”, uma iniciativa inédita em todo o mundo para pequenos negócios. O programa vai oferecer cursos e ferramentas de marketing para apoiar quatro públicos diferentes: comunidades, jovens, startups de tecnologia e pequenas empresas. A ideia é incentivar o uso do Facebook como ferramenta de negócios.
Para pequenas empresas, a rede social vai manter a parceria existente com o Sebrae para participar de Feiras do Empreendedor, além de oferecer workshops e aulas virtuais para empreendedores.
Cerca de 30 milhões de negócios de pequeno porte já têm páginas na rede social e 70% das pessoas estão conectadas com ao menos uma página deste tipo no mundo. No Brasil, este índice é ainda maior: 80% dos 91 milhões de usuários brasileiros estão conectados com páginas de PMEs.
O projeto ainda está em fase de testes e experimentação antes de ser replicado em outros locais. A empresa não divulga quantas PMEs no Brasil investem em anúncios na rede, mas no mundo, 1,5 milhão de negócios deste porte já fazem investimentos mensalmente.
Fonte: Exame