Em palestra, Afif defende novo pacto federativo

27 de março de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Em palestra da Fundação Espaço Democrático do PSD em Goiânia para cerca de mil pessoas no dia 26/3, Guilherme Afif levantou a bandeira do novo pacto federativo, instrumento que divide recursos públicos e funções para os estados e municípios brasileiros.

“Hoje os governadores e prefeitos assumem integralmente serviços fundamentais para a população, como educação, saúde e segurança. Mas ficam só com 40% dos recursos públicos; 60% ficam o governo federal. Esse modelo está por um fio. A corda está arrebentando”. Segundo Afif, um novo pacto federativo iria, além de redistribuir os recursos de forma mais justa, ajudar no combate à corrupção. “Quando o dinheiro fica concentrado, não se tem fiscalização popular. Essa onda de corrupção a que assistimos no Brasil está diretamente ligada à centralização dos recursos na mão da União”.

Afif também falou sobre o papel do militante online, a Fundação Espaço Democrático (presidida por ele) e voto distrital. Citou alguns resultados de uma pesquisa encomendada pela Fundação (intitulada “O que querem os brasileiros”), como a preferência do brasileiro por ter o próprio negócio (62% dos entrevistados).

Depois da palestra, Afif almoçou com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), no Palácio das Esmeraldas (sede do governo) junto com representantes do Fórum Empresarial do Estado de Goiás – formado por presidentes de Associações Comerciais. À tarde, Afif visitou a Organização Jaime Câmara (afiliada TV Globo).

 

Deixe um comentário!