No dia 12/3, o vice-governador de São Paulo Guilherme Afif se reuniu, em Madri, com empresas estatais espanholas de transporte para troca de informações e conversas sobre possíveis parcerias entre os governos paulista e espanhol.
A ideia é que essas companhias europeias participem de projetos de mobilidade urbana em São Paulo.
“A tecnologia delas pode nos ajudar a tirar o atraso na construção do metrô. E elas têm grande interesse em fazer parcerias com São Paulo”, disse Afif.
Segundo o vice-governador, que também preside o Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPPs), existe a possibilidade de ser feito um convênio seguindo o modelo espanhol.
O encontro com as empresas fez parte de uma série de compromissos de Afif nas cidades de Madri e Lisboa entre 10 e 16 de março.
Afif participou de reuniões políticas com partidos europeus – uma delas com José María Aznar, que foi primeiro-ministro da Espanha e hoje está à frente da Fundação para Análises e Estudos Sociais (FAES). Aznar revelou a intenção de firmar convênio com a Fundação Espaço Democrático do PSD, presidida por Afif, para cursos de formação política.
Em Lisboa, Afif se encontrou com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e com investidores portugueses.