Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), em parceria com a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traça o perfil do jovem empreendedor brasileiro. O levantamento mostra que 72% dos jovens que querem a sua independência financeira são homens, a maioria tem entre 26 e 31 anos, já se formou e tem pós-graduação.
Desenvolvida em junho deste ano, a pesquisa foi feita por meio de questionário online, com a participação de quase 6 mil jovens, com idade entre 18 e 39 anos, de 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro foi de 5% e o intervalo de confiança de 95%. O objetivo da pesquisa foi de identificar, além de características socioeconômicas, o perfil de negócios de jovens empreendedores e empresários, a motivação e o preparo para empreender, a percepção do ambiente empreendedor no País, as dificuldades enfrentadas e as propostas de melhoria.
O estudo identificou também os principais medos e os anseios dos jovens empresários: 30% deles disseram que abrir a sua própria empresa significa conquistar a independência financeira. Mas dois fatores têm impedido que esse sonho se torne real: a falta de dinheiro e de qualificação. Alguns dos dados da pesquisa:
Jovens Empreendedores:
72% do sexo masculino e 28% do sexo feminino
38% com idade entre 26 e 30 anos
28% com idade entre 31 e 35 anos
44% possuem ensino superior completo
40% têm pós-graduação
Potenciais Jovens Empreendedores:
60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino
34% com idade entre 21 e 25 anos
26% com idade entre 26 e 30 anos
56% têm ensino superior
25% possuem pós-graduação
O download da pesquisa na íntegra pode ser feita nesse link: http://www.conaje.com.br/downloads/3-e-book.html