As mulheres empreendedoras do Estado de São Paulo contaram com um grande incentivo para alavancar seus negócios ou abrir uma empresa nesta sexta-feira (29/8), na capital paulista. Cerca de 500 empresárias, além de personalidades e autoridades, participaram do 1º Congresso Estadual da Mulher Empresária – Empreendedorismo é Atitude. O evento foi uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e teve como objetivo estimular e apoiar a atuação da mulher empresária para ampliar seu espaço nos grandes foros de decisão.
Durante o Congresso, as empreendedoras participaram de capacitações e networking, debateram temas nacionais e estaduais e conheceram novas oportunidades de empreendedorismo.
O ministro Guilherme Afif esteve presente e, em seu discurso, relembrou o início de sua trajetória política na ACSP em 1978. Ele falou sobre sua luta pelo micro e pequeno empreendedor e revelou o trabalho realizado à frente da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. “Sabemos da sensibilidade das mulheres no trato dos problemas. Portanto, vir aqui dar ciência a elas do que estamos fazendo no Ministério significa criar uma excepcional fonte de reprodução dessas ideias. Fizemos uma base legal, mas essa lei precisa ser implementada. Temos o alicerce, que é a lei. Agora, temos que construir as ações”, disse o ministro, referindo-se à ampliação do Simples para que mais empresas possam ser beneficiadas pela lei.
Também estiveram presentes a empresária Luiza Trajano, presidente da Magazine Luiza, a vice-presidente da OAB Seção de São Paulo Ivette Senise Ferreira e a atriz e produtora teatral Nicette Bruno, entre outras personalidades.
Fonte: ACSP